O processo de desfralde

8/10/2024
Desenvolvimento Infantil

Não à toa a gente chama de processo porque tudo depende da concepção de infância que se tem e aqui na Pedra, a gente tem a criança no centro desse processo.

O primeiro passo é estar atento observando os sinais que a criança nos traz. É claro que o meio é muito importante, mas se a criança tem um adulto atento, investindo e prestando atenção nesses sinais, ela já vai dar alguns caminhos para a gente.

Nós sabemos que a partir dos dois anos a criança já é capaz de controlar os seus esfíncteres, mas será que só isso define um momento de retirada de fraldas? A resposta é não. Hoje em dia a gente sabe que os fatores socioemocionais também são muito importantes de se observar:

  • Curiosidade pelo uso do banheiro;
  • Incômodo em usar e nas trocas de fralda;
  • Quando ela já indica que fez o xixi, um cocô;
  • A construção da identidade.

A construção da identidade tem início quando a criança começa a mostrar ao mundo que ela já está se entendendo como indivíduo, autodenominando-se com o pronome eu. Quando ela começa a falar “eu quero”, ”eu gosto”, já é um indício que está em um momento de maturidade importante para viver esse processo de retirada de fraldas.

Outro ponto importante é o meio. O ambiente que a criança está inserida, precisa ser favorável para que ela possa viver esse momento com muita tranquilidade. Indicamos que não esteja acontecendo nenhuma outra grande mudança na vida da criança, como a chegada de um irmão, uma mudança de casa e de lugar, de estado, de cidade ou até a mudança da entrada na escola.

É importante pensar e cuidar desse processo e, principalmente, ter adultos muito tranquilos e conscientes do investimento que esse momento vai precisar, porque muito possivelmente escapes vão acontecer. Daí a importância de muita conversa e disponibilidade.

Algumas dicas:

  1. Atenção à sua criança. Ninguém a conhece mais do que a própria família. Esteja atento e próximo.
  2. Converse com a escola e compartilhe o processo. Essa parceria é muito importante!
  3. Não criar grandes expectativas e/ou comemorar demais os acertos. Isso pode frustrar a criança nos casos em que ela não atingir tais expectativas.
  4. A linguagem da criança é a linguagem da brincadeira, é lúdica. Levá-la para escolher a calcinha ou a cueca é fazer deste um momento divertido.

Confira outros posts

Nov 26, 2024
Novidades
Seleção para Bolsas 2025

Participe da Seleção de Bolsas da Escola Pedra da Gávea para 2025! Prova em 07 de dezembro, às 9h, na Unidade Barrinha II. Descontos de até 80% para alunos do 8º e 9º ano do EF2 e 1º ano do EM. Baixe o edital e inscreva-se agora!

Leia mais
Nov 21, 2024
Saúde e Bem-Estar
Sabores da nossa infância

Cozinhar é um ato de afeto e prazer, que vai além de misturar ingredientes: envolve sentir cheiros, sabores e texturas. Essa prática desperta nas crianças o desejo por uma alimentação saudável e ensina conceitos importantes, como organização e matemática. Que tal reunir a família e experimentar essa aventura culinária juntos?

Leia mais
Nov 12, 2024
Saúde e Bem-Estar
Autoconhecimento e relaxamento

Explore como a Escola Pedra da Gávea transforma cada momento em uma oportunidade para o autoconhecimento e a sabedoria através da yoga e da educação integral!

Leia mais