O processo de desfralde

13/6/2025
Desenvolvimento Infantil

Não à toa a gente chama de processo porque tudo depende da concepção de infância que se tem e aqui na Pedra, a gente tem a criança no centro desse processo.

O primeiro passo é estar atento observando os sinais que a criança nos traz. É claro que o meio é muito importante, mas se a criança tem um adulto atento, investindo e prestando atenção nesses sinais, ela já vai dar alguns caminhos para a gente.

Nós sabemos que a partir dos dois anos a criança já é capaz de controlar os seus esfíncteres, mas será que só isso define um momento de retirada de fraldas? A resposta é não. Hoje em dia a gente sabe que os fatores socioemocionais também são muito importantes de se observar:

  • Curiosidade pelo uso do banheiro;
  • Incômodo em usar e nas trocas de fralda;
  • Quando ela já indica que fez o xixi, um cocô;
  • A construção da identidade.

A construção da identidade tem início quando a criança começa a mostrar ao mundo que ela já está se entendendo como indivíduo, autodenominando-se com o pronome eu. Quando ela começa a falar “eu quero”, ”eu gosto”, já é um indício que está em um momento de maturidade importante para viver esse processo de retirada de fraldas.

Outro ponto importante é o meio. O ambiente que a criança está inserida, precisa ser favorável para que ela possa viver esse momento com muita tranquilidade. Indicamos que não esteja acontecendo nenhuma outra grande mudança na vida da criança, como a chegada de um irmão, uma mudança de casa e de lugar, de estado, de cidade ou até a mudança da entrada na escola.

É importante pensar e cuidar desse processo e, principalmente, ter adultos muito tranquilos e conscientes do investimento que esse momento vai precisar, porque muito possivelmente escapes vão acontecer. Daí a importância de muita conversa e disponibilidade.

Algumas dicas:

  1. Atenção à sua criança. Ninguém a conhece mais do que a própria família. Esteja atento e próximo.
  2. Converse com a escola e compartilhe o processo. Essa parceria é muito importante!
  3. Não criar grandes expectativas e/ou comemorar demais os acertos. Isso pode frustrar a criança nos casos em que ela não atingir tais expectativas.
  4. A linguagem da criança é a linguagem da brincadeira, é lúdica. Levá-la para escolher a calcinha ou a cueca é fazer deste um momento divertido.

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