Cultura da Paz

O que é a Cultura da Paz?

Trabalhamos pela formação integral dos nossos alunos nos âmbitos cognitivo, social e emocional. O autoconhecimento e a apropriação das competências socioemocionais são objeto da nossa prática desde a Educação Infantil.

Desde muito pequenas, quando estão construindo e estabelecendo suas relações com e no mundo, as crianças são convidadas a refletirem sobre as melhores formas de se comunicarem, sempre respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir, sendo incentivadas a se relacionarem de maneira empática e cuidadosa.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental essas aquisições são potencializadas em encontros quinzenais com a psicóloga da escola. O projeto se estende até o 5º ano do segmento e, através de rodas de conversa, dinâmicas e aulas expositivas, refletimos sobre respeito, empatia, emoções, diferenças, conflitos, ética, responsabilidade, comunicação não violenta e outros temas que contribuem para uma cultura de paz na escola.

Também a partir do 5° ano e durante todo o Ensino Fundamental II, essa janela passa a ser semanal e se dá durante as aulas de B.A.S.I.C.O., um programa socioemocional baseado na reflexão e ações sobre seis pilares: Brincância, Amor, Solidariedade, Intuição, Criatividade e Originalidade.

Nessa trilha, a partir do 9° ano, em projeto que seguirá por todo o Ensino Médio, um tempo semanal de Projeto de Vida acompanha os alunos nas tomadas de decisão sobre escolhas inerentes a essa fase da vida real, também no âmbito digital.