A Semana da Diversidade tem como objetivo compartilhar nossa prática antirracista já presente no cotidiano da Escola para toda a Comunidade Escolar.
Qual vertente estamos abordando no nosso dia a dia?
Essa pergunta norteadora nos faz repensar sobre nossa prática, confirmando a importância de valorizar a história da cultura afrodescendente, trazendo essa temática em nossas ações cotidianas com potência e riqueza.
De 21 a 25/08, nossas quatro unidades – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental- tiveram propostas voltadas para a temática diversidade.
A Unidade Jardim Oceânico (Educação Infantil), trouxe referências positivas sobre negritude, africanidade e cultura afrobrasileira, ampliando o conhecimento sobre a Cultura Preta. Literatura , música, rodas de conversa, arte, natureza, ritmos, danças e capoeira foram vivenciados pelas crianças através de oficinas, todas de protagonismo preto.
A fim de explorar a temática diversidade, a Unidade Ipanema (Educação Infantil) teve como inspiração o livro “Sinto que sinto”, de Lázaro Ramos, e todos os grupos, com seus respectivos professores, tiveram vivências relacionadas à Etiópia, país que fica à margem do Rio Omo.
Na Unidade Barrinha I (Educação Infantil), diversas literaturas com o tema diversidade foram abordadas de variadas formas, todos os grupos, com seus respectivos professores, tiveram vivências sobre o tema.
Já na Unidade Fundamental, a semana também contou com diversas atividades, como: Rodas de conversa e leitura, propostas artísticas explorando temáticas da diversidade, momentos para reflexão e vivências musicais.
Literatura, música, arte, natureza, ritmos e danças foram explorados pelas crianças através de contextos investigativos.Vivenciar a Semana da Diversidade foi um momento para mergulhar em uma educação transformadora de realidades, semeando um olhar justo e potente.