Projeto Acolhimento: socializar, adaptar e integrar os alunos à escola

blog Pedra da Gávea   Dicas culturais, Projeto,
17 fevereiro, 2016
As aulas começaram, e o primeiro desafio do corpo pedagógico da escola é a socialização e adaptação dos alunos à rotina escolar. A Escola Pedra da Gávea conhece bem o caminho a percorrer e promove, anualmente, o Projeto Acolhimento.

Cada professor planeja as atividades, nestas duas primeiras semanas, inspirado em um livro de literatura infantojuvenil. Dessa forma, o grupo é envolvido num contexto no qual vão trabalhar juntos, realizando pinturas, desenhos, jogos coletivos, investigações, brincadeiras, explorações do espaço escolar.

No encerramento do projeto, há uma atividade de culminância, o ponto alto, que, normalmente, é coletiva e num momento em que o grupo está bem integrado.

A gestora pedagógica Daniela Mello explica que neste primeiro momento os alunos devem se sentir confortáveis, seguros e cuidados. “É através da acolhida que teremos sucesso na adaptação”, ressalta.

Ela informa que o projeto leva as crianças a interagir com o ambiente escolar, com a professora e funcionários, e, principalmente, entre elas. “É importante que eles criem vínculos, tenham o sentimento de pertencimento ao espaço e ao grupo”, afirma.

A escola entende que  a família tem um papel essencial junto à criança para o sucesso da acolhida e adaptação, porque a forma como os pais ou responsável lidam com esses momentos poderá diminuir o medo e ansiedade; gerar confiança entre a escola e o aluno; validar a figura do professor como referência e a escola como lugar seguro. Para isso, os pais têm o apoio da coordenação pedagógica, podendo procurá-la para sanar qualquer dúvida.

Conheça os livros escolhidos. Se você tem filhos, sobrinhos ou convive com crianças, estes livros são boas sugestões de leitura!

Grupo Amarelo (1 a 2 anos)


Vira_Bicho  vamos ajudar o gildo


Grupo Laranja (2 a 3 anos)


 sanduiche da maricota   rapido como um gafanhoto


Grupo Vermelho (3 a 4 anos)


o-homem-que-amava-caixas_capa do livro rodolfo e tesouro perdido


Grupo Turquesa (4 a 5 anos)


anagutocapa


Grupo Azul (5 a 6 anos)


anagutocapagirafa e mede palmo


Grupo Verde (6 a 7 anos)


pedro e tina

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas Culturais de Férias da Pedra

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>