Páscoa na Pedra – 2008

blog Pedra da Gávea   Novidades
03 abril, 2008

A Páscoa na Pedra da Gávea foi de muita diversão e conhecimento. Como acreditamos que datas como essas podem ser importantes momentos de reflexão, colocamos nossos pequenos para pensar. Você sabe de onde vem o chocolate? Os nossos alunos sabem! Foi conhecendo o cacau e todo o processo de produção do chocolate, que os ovos da caça aos ovos ficaram com sabor diferente. Já os alunos do grupo azul e verde, entraram em contato com seus sentimentos, ao conhecerem o trabalho das pêssankas. Cada um fez o seu ovo, onde expressaram seus desejos. O texto abaixo nos ajuda a entender um pouco mais! 


PÊSSANKA


A arte de colorir os ovos pascais, conhecida como pêssanka (que significa escrever) é muito antiga e simbolizava o renascimento da Terra na primavera com a promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade.


A pêssanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto e para confeccioná-la usa-se como suporte ovos de galinha, que são artisticamente pintados em processo artesanal, utilizando cores variadas, com desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia. Os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação. Os grupos Azul e Verde produziram as suas pêssankas e nelas estão escritos os seus desejos!

Eventos da Escola

Mostra Cultural Escola Pedra da Gávea 2021

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas de livros infantis sobre culturas indígenas

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>