NUTRIÇÃO: Conheça a Safra de Outubro

blog Pedra da Gávea   Sem categoria
09 outubro, 2018
Em outubro, as frutas que estão no período de safra são acerola, abacaxi, caju, jabuticaba, entre outras. Já entre as hortaliças, encontramos: abóbora, berinjela, alcachofra, cogumelo, aspargos, brócolis, couve-flor, etc. Nesse período os alimentos entram em oferta e estão na melhor época para consumo, com maior valor nutricional.

 

A berinjela é um legume que contém em sua composição vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A vitamina B5 protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Além disso, a berinjela ajuda a diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.

Confira e prepare essa delícia com seu filho!

 

Canelone de Berinjela

receitas-com-berinjela-3

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 2 colheres de chá de sal
– 1 berinjela média

Molho:
– 1 xícara de chá de manjericão picado
-1 colher de sopa de azeite de oliva
-1 colher de chá de sal
-2 dentes de alho amassados
-2 tomates médios picados
-1 cebola média picada
Recheio:
– 1 colher de chá de pimenta-do-reino
– 1 xícara de chá de salsinha picada
– 2 xícaras de chá de ricota picada
– 1/2 colher de chá de nozes picadas
Modo de Preparo: 
Lave a berinjela, seque, retire a parte verde da ponta e corte em fatias bem finas no sentido do comprimento. Coloque as fatias em uma peneira aparada sobre uma tigela e polvilhe o sal. Pressione com um prato e deixe descansar por 15 minutos para amenizar a amargura da berinjela. Em seguida, lave as fatias uma a uma, eliminando todo o sal, e seque com papel toalha. Reserve. Com um pouco do azeite, pincele uma frigideira antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Junte, aos poucos, as fatias de berinjela e frite até dourar os dois lados. Sempre que necessário, pincele a frigideira com o azeite de Oliva.

Molho:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue, sem parar de mexer. Acrescente os tomates e 1/2 xícara de chá de água e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os tomates murcharem. Por último, misture o manjericão e o sal. Cozinhe por mais 5 minutos e retire do fogo.

Recheio:
Bata a salsinha, a ricota, as nozes e a pimenta-do-reino no processador até obter uma pasta homogênea e reserve.

Montagem:
Espalhe as fatias de berinjela em uma superfície lisa e distribua o recheio. Enrole as fatias como um canelone e disponha em uma assadeira de 23 cm x 33 cm. Despeje o molho sobre os rolinhos, cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 25 minutos. Elimine o papel-alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas Culturais de Férias da Pedra

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>