Dicas de livros infantis sobre culturas indígenas

blog Pedra da Gávea   Dicas culturais, Pra pensar,
09 agosto, 2021





No ano de 1995, a Organização das Nações Unidas (ONU), determinou que o dia 9 de agosto seria o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi escolhida pela constante atuação dos indígenas em busca do respeito. Além disso, também era uma forma de conscientização para que os ataques sofridos por eles fossem interrompidos.
Sendo assim, como uma forma de conscientizar desde a infância sobre o respeito e à importância da cultura indígena, selecionamos alguns livros infantis que abordam um pouco mais dessas culturas. Confira a seguir:

Um Dia na Aldeia, Daniel Munduruku e Mauricio Negro
A história conta a vida de Manhuari, um jovem Munduruku que utiliza jogos e brincadeiras para aprender mais sobre sua cultura e viver em harmonia com a natureza. Através dessa narrativa, as crianças também aprendem com ele.

A Terra Sem Males – Mito Guarani, Jakson Alencar e Angelo Abu
Após Guirapoty e sua família fugirem de um incêndio que acabaria com a terra, o pajé prevê que aconteceriam enchentes, o que faz com que Guirapoty construa uma casa para proteger sua família. O livro narra a vida deles em busca de um bom lugar para viver.

O Menino Levado ao Céu Pela Andorinha, Sergio Capparelli e Eduardo Uchôa
O autor reconta quarenta e dois cantos e poemas de povos nativos que fazem parte da história do Brasil e também da América Central.

Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas, Valéria Macedo e Mariana Massarani
O autor oferece curiosidades sobre quatro povos indígenas diferentes: os Yanomami, os Krahô, os Kuikuro e os Guarani Mbya. Através delas, ele ensina ao leitor sobre a cultura e costumes de cada povo.

As Fabulosas Fábulas de Iauaratê, Kaká Wera Jecupé
O livro conta os melhores momentos de Iauaretê, tradicional lenda Guarani. As ilustrações do livro foram feitas pela filha de 11 anos do autor.


Segunda Sem Carne

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas de livros infantis sobre culturas indígenas

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>