Conheça 11 benefícios da música

blog Pedra da Gávea   Institucional
01 outubro, 2021





A música ´e um fator que influencia e está presente na vida de todos desde as civilizações mais antigas. Hoje, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Música, data escolhida em 1975, pelo International Music Council e com apoio da UNESCO.
Dessa forma, separamos onze boas razões para ouvir música no dia a dia. Confira:

1 – É um calmante natural
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cornell, na Inglaterra, músicas calmas ajudam a segurar o apetite. Além disso, também são capazes de aliviar o estresse e combater a insônia.

2 – Mata a saudade
Toda família ou grupo de amigos são ligados por músicas que marcaram momentos. Por isso, canções nos fazem viajar no tempo e recordar.

3 – Dá prazer
Não é coincidência: ouvir música pode mesmo provocar momentos de muita felicidade. Sendo assim, ouvir uma canção que nos agrada faz o corpo liberar endorfina, substância química ligada à sensação de bem-estar.

4 – É um instrumento de luta
Em momentos de mudança, canções foram e continuam sendo formas de protestos. Disfarçadas de entretenimento, muitas letras contemporâneas dão voz a questões sociais, raciais e de gênero.

5 – Ajuda a extravasar as emoções
A música ajuda em momentos em que é preciso afogar as mágoas, chorar de alegria ou comemorar uma conquista. Além disso, uma trilha sonora adequada é capaz de intensificar qualquer sentimento!

6 – Faz muito bem para a memória
Um estudo feito pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, mostrou que quem ouve música durante o sono tem mais facilidade para lembrar das coisas que aprendeu antes de dormir.

7 – Reforça as aulas de outros idiomas
O universo musical é uma porta aberta para a descoberta de um novo idioma. Ou seja, uma forma mais leve de absorver o vocabulário, expressões e nuances da cultura de um país diferente do nosso.

8 – Aumenta seu repertório literário
Letras de música foram consagradas como um gênero literário com o Nobel de Literatura dado a Bob Dylan em 2016. Sendo assim, há poemas que viram músicas, e há músicas que são pura poesia.

9 – Melhora o rendimento esportivo
Um estudo da Universidade de Brunel, em Londres, aponta algo que a gente já sabia na prática: atividades físicas são mais agradáveis e mais fáceis quando são acompanhadas da nossa música favorita.

10 – É um território sem fim
A qualquer momento você pode conhecer um novo cantor favorito, descobrir novos gêneros e empolgar-se com novos hits. Dessa forma, quanto mais você conhece, mais refina suas referências e seu gosto musical.

11 – Música é democrática
Do rock ao MPB, do funk ao clássico, do sertanejo ao reggae. Além de agradar a todos os públicos, a música atesta a diversidade cultural de um povo. Portanto, entender isso ´é respeitar a diversidade.

Já conhece nosso Spotify? Acesse e confira nossas playlists personalizadas.

Quer saber mais sobre a Escola Pedra da Gávea? Entre em contato e agende uma visita com a gente!


Eventos da Escola

Mostra Cultural 2021 – Ensino Fundamental II

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas de leitura que abordam a representatividade e o protagonismo negro

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>