A importância da música na Educação Infantil

blog Pedra da Gávea   Artigos
24 agosto, 2021

Foto registrada antes da pandemia.





A música está presente em todo o nosso corpo e também no ambiente. Ela é capaz de transformar nossos sentimentos, nos trazer memórias e movimentar nosso corpo.

Música é som e melodia, e eles estão por todas as partes. Assim, é possível encontrá-los nos animais, nos sons da natureza ou nas cidades, estando presentes o tempo inteiro dentro de nós.

Dessa forma, desde o nascimento, a criança se comunica através da música por meio de diversos sons. Aos poucos, dão início aos movimentos do corpo relacionando a música com suas execuções, associadas ao que escutam, e começam a dançar com o corpo.

Nos primeiros anos de vida, quando estão aprendendo a falar, as crianças passam pelo processo de imitação. Sendo assim, começam a ter o ritmo mais desenvolvido e conseguem conciliar melhor com sua coordenação motora. Essa é uma ótima fase para apresentar instrumentos musicais de brinquedo.

Nesse sentido, uma criança que cresce aprendendo a ouvir os seus ritmos e os ritmos do mundo, expande seus processos de aprendizado integral. Por isso é tão importante concedermos um ambiente vivo de música e corpo.

Dentro do cotidiano, encontramos múltiplas possibilidades, porque as crianças se desenvolvem a partir das oportunidades que damos a elas, nos modos de ser e estar em conexão consigo, com o outro, com os tempos, materiais e espaços.

Logo, podemos despertar nelas um gosto musical e favorecer uma sensibilidade e criatividade através do brincar. Pura estética. Viva a música!

Quer saber mais sobre a Escola Pedra da Gávea? Entre em contato e agende uma visita com a gente!



Segunda Sem Carne

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas de livros infantis sobre culturas indígenas

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>