A importância da educação antirracista

blog Pedra da Gávea   Artigos
17 novembro, 2021





“Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”
(Angela Davis)

A escola é extensão da sociedade. Dessa forma, a melhor maneira de combater o racismo que atravessa o corpo social por questões históricas e estruturais se faz por meio da educação. Conscientizar, dialogar, estudar, apresentar livros que tragam representatividade e enfatizar que somos diferentes, diferença essa que torna cada sujeito único e especial, são fundamentais para a construção do olhar da criança sobre o mundo e tudo que a rodeia.
Para além do diálogo, a escuta deve se fazer presente. Com falas sensíveis, os pequenos anseiam em expor seus pensamentos e emoções, com o intuito de compartilhar com as professoras e colegas, se sentirem ouvidos e demonstrar que estão atentos ao assunto proposto. É cabível ressaltar que tal compartilhamento só ocorre quando a criança se sente verdadeiramente acolhida no presente espaço.
Dito isso, preparamos um manual prático de como promover a educação antirracista dentro e fora do espaço escolar. Confira:

Representatividade importa
Representatividade tem poder. Poder de aumentar a autoestima da criança, mudar o ambiente e principalmente o emocional do pequeno, além de conscientizar, conscientização que irá se estender para todo e qualquer âmbito que a criança se deslocar. Tamanha representatividade é capaz de expandir o olhar e pensamento do pequeno referente a sociedade, que reflete nas ações e falas potentes geradas através do diálogo. É cabível enfatizar que o senso crítico da criança é aguçado. O ato de dialogar faz com o pequeno reflita, construa sua própria linha de pensamento, esteja atento ao seu redor e questione quando o mesmo considerar preciso.

Conscientize
Para que toda educação antirracista seja promovida, se faz necessário estudar e se conscientizar acerca do tema. Sendo assim, entendendo que nossos pequenos são o futuro do amanhã, é importante que o educador se aprofunde no assunto, conscientize e incentive a criança a conhecer o passado, entender o presente e escrever sua própria história contribuindo ricamente para o futuro da sociedade.

Exalte a beleza da sua criança
“Você é especial e único” “Te amo e tenho orgulho de você”. Esses são alguns dos inúmeros elogios que podemos e devemos afirmar e reafirmar as nossas crianças. Entendemos que exaltar a beleza da criança auxilia o pequeno na construção da identidade. Muito mais que um mero elogio, a autoconfiança é trabalhada. Acreditamos que a beleza não se restringe apenas ao físico. Sendo assim, as ações da criança precisam ser valorizadas e elogiadas. Exalte com carinho e verdade.
Educar é cuidado. Muito mais do que falar, é demonstrar o cuidado através da educação, é como dizer “eu te amo e por te amar me preocupo e lhe desejo as melhores coisas da vida”. Assim como a filosofia Ubuntu, educação antirracista é um estilo de vida. Eu sou porque nós somos, portanto, a educação foi, é e será porque caminhamos juntos, lado a lado.

Gabrielle Moreira, estagiária de pedagogia da Escola Pedra da Gávea.



Quer saber mais sobre a Escola Pedra da Gávea? Entre em contato e agende uma visita com a gente!


Eventos da Escola

Mostra Cultural 2021 – Ensino Fundamental II

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas de leitura que abordam a representatividade e o protagonismo negro

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>