7 histórias para contar antes de dormir

blog Pedra da Gávea   Sem categoria
14 setembro, 2018

É inegável a importância da literatura na vida e na formação das crianças. Através de histórias somos transportados para lugares jamais imagináveis, lugares que em nossas mentes se tornam realidade, lugares onde não existem limites para a imaginação e lugares que nos fazem pensar em amor, carinho, amizade, coragem, solidariedade e igualdade. Além de estimular a criatividade,  a capacidade de se colocar no lugar do outro e a alfabetização, contar histórias é um momento de vínculo entre mães, pais e filhos. A partir da literatura, a família pode refletir juntos e se aproximar, principalmente, na correria do dia a dia, tirar a noite para contar histórias para os filhos é criar intimidade, tranquilidade e compartilhar amor. Por isso, sugerimos algumas histórias para contar antes de dormir.


1. O Fantástico Arroz de Filomena – Maurilo Andreas e Sophia Comelli


Uma floresta, seres encantados, uma pessoa com um poder especial… O Fantástico Arroz de Filomena é um delicioso conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados. A trama conta a história de Filomena, uma mulher a quem todos desprezavam, mas que, por isso mesmo, fazia as melhores receitas do mundo sem que ninguém, além dela mesma e dos seres mágicos da floresta, soubesse! Mas tudo muda quando um caçador perdido bate à sua porta…


2.  O Porco Mágico – Dorothée de Monfreid


Quem não sonha em encontrar um mágico que realize seus desejos? Pois um dia Josete viu um porco na janela e teve certeza de que ele era mágico. Os dois saíram pelo mundo e a eles juntaram-se o coelho, o gato, o cachorro e o burro. Dá para imaginar a aventura engraçada que eles viveram.


3. Mil e Uma Estrelas – Marilda Castanha


Em uma noite, na qual não havia sequer uma estrela no céu a ser contada, como poderia uma pequena menininha encontrá-las? Isso só seria possível com a ajuda de um ogro grandalhão que tinha medo do escuro. Para que o ogro ajude-a a redescobrir as estrelas, ela precisa ajudá-lo a superar seu maior medo. Em Mil e Uma Estrelas, Marilda nos mostra que, às vezes, para se contar mil e uma estrelas, é preciso se contar antes, mil e uma histórias…


4. Olívio e o Pingo – Claire Freedman e Kate Hindley


Quem já se mudou de cidade sabe como é difícil sentir-se sozinho, com saudade, e como é desafiador se enturmar e fazer novos amigos. Com Olívio não foi diferente… Mas, em um passeio para explorar a nova cidade, ele conheceu Pingo, que trouxe muitas outras aventuras e surpresas boas!


5. Para ninar os pequeninos com carinho – Regina Drummond


Este é um livro pensado para bebês. Com histórias fluidas e sonoras e ilustrações agradáveis ao olhar dos pequeninos, a contação se torna uma tarefa fácil e prazerosa. Além disso, a obra reforça a importância da fala e da voz na leitura compartilhada. Ler para seu pequeno irá estreitar o laço terno entre vocês, além de auxiliar no processo de aprendizagem dele.


7. Hora da Soneca – Marcelo Jucá


Tem horas que a brincadeira está boa demais, mas é preciso parar um pouco e tirar um cochilo para recarregar as energias. E os animais, será que eles também tiram uma soneca? Este livro revela os segredos de alguns animais. Quem sabe, ao terminar de ler este livro, você não aproveita para relaxar também?


8. O Búfalo Que Só Queria Ficar Abraçado – Thais Laham Morello


Era uma vez um búfalo que só queria ficar abraçado. Ele era um búfalo muito sentimental e sofria ao ficar longe de sua mamãe. Um dia, ela teve uma ideia para ajudar seu filhotinho. Venha descobrir como ela lhe ensinou uma valiosa lição!’


Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/

 

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas Culturais de Férias da Pedra

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>