6 livros para falar sobre cultura indígena com crianças

blog Pedra da Gávea   Sem categoria
03 outubro, 2018

Apesar de muitas vezes usarmos a palavra “descobrimento” para o momento em que os portugueses chegaram ao Brasil, na verdade, o território brasileiro já era habitado por diversas tribos indígenas em toda sua extensão. Cada uma dessas tribos possuía línguas, costumes  e valores próprios, no entanto, o que sempre possuíram em comum foi o respeito e amor pela flora e fauna brasileira. Os índios viviam em harmonia com o meio ambiente, conheciam-no como as palmas de suas mãos e o respeitavam, pois conheciam sua força. Com a colonização, a urbanização e globalização, restaram poucas tribos, que, hoje, resistem. A cultura indígena faz parte da nossa história e das nossas raízes e, por isso, é importante promover o diálogo entre as crianças e os índios.




  1. Boca de Noite – Autor: Cristino Wapichana


Este livro ganhou o 3º lugar do Prêmio Jabuti e o prêmio de melhor ilustração na FNLIJ, em 2017. Não é atoa que este livro foi tão premiado, o texto cativa e as ilustrações nos transportam para o universo indígena em segundos. A história traz à tona tradições indígenas e a viagem do sonho




  1. Tem Tupi na Oca e em Quase que se Toca – Autor e ilustrador: Walther Moreira Santos


Pelo próprio nome já dá pra notar que este é um livro em rimas. Sabia que as palavras “tijuca”, “açaí” e “amapá” são palavras Tupi-Guarani? Este é um livro infantil muito divertido que brinca com as palavras do nosso cotidiano de origem indígena e acaba virando um trava-línguas no final! As ilustrações não deixam de lado a diversão, e a cultura é reafirmada num glossário nas últimas páginas.




  1. Descobrindo o Xingu – Autor: Marco Hailer


Você tem um nome? Onde você vive? Como você vive? É convidando o pequeno leitor a contar sobre sua cultura que começa esse lindo livro. Com uma linguagem bastante gostosa, esta obra revela vários aspectos de cada um dos povos do Xingu e os hábitos de cada aldeia.




  1. Um dia na aldeia – Autor: Daniel Munduruku


Da tribo Munduruku, este livro conta com detalhes a história de um menino que a ela pertence. Desde seu despertar com o raiar do sol, passando pela caça por alimento, uma aventura com caçadores, até a hora da história – sim, índios também têm a hora da história que geralmente falam de lendas. O livro também conta com glossário nas últimas páginas, o que dá abrangência ao vocabulário da obra.


5. A Floresta Canta! – Autoras: Magda Pucci e Berenice de Almeida


Se sobrevoarmos o Brasil para admirar do alto o verde exuberante de nossas matas, talvez possamos ouvir muitos outros sons, além daqueles próprios da natureza. Este livro é um convite para você descobrir a diversidade da música produzida pelos índios brasileiros, com registros que pouco (ou nada) remetem aos sons que estamos acostumados a ouvir nas cidades, e que, talvez por isso, tenham tanto poder para atiçar nossa curiosidade e imaginação.


6. Olívia e Os Índios – Autora: Betty Mindlin


A autora narra a experiência de sua neta, Olívia, uma menina da cidade, que vai passar um tempo com os índios, na floresta Amazônica. Ela experimenta morar numa oca, dormir na rede, tomar banho no rio, colher frutas na mata, ouvir histórias do pajé e se divertir com as brincadeiras indígenas. Quanto às refeições, a garota prova mandioca, milho, caititu. Sempre presente, protegendo-a, estão a menina índia mais velha e o olhar, a distância, da avó. O livro traz apêndice e glossário para conhecer melhor a cultura indígena.


Fontes:


https://leiturinha.com.br/blog/livros-infantis-sobre-cultura-indigena/


https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/04/1617952-no-dia-do-indio-especial-traz-12-livros-para-criancas-com-temas-indigenas.shtml


 

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas Culturais de Férias da Pedra

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>