5 brincadeiras para dias chuvosos ou nublados

blog Pedra da Gávea   Sem categoria
21 setembro, 2018
Dias de chuva ou nublados podem ser bem entediantes e monótonos para as crianças quando não são encontradas atividades e brincadeiras para se distraírem e se divertirem. Às vezes, o tempo muito rapidamente e a uma frente fria cancela planos de diversão ao ar livre e deixa as crianças frustrantes dentro de casa e com muito energia para colocar pra fora. Com muita criatividade e fácil resolver esse problema!

Simular um tornado em um copo!

Apesar de não ser comum no Brasil, os tornados são fenômenos naturais muito recorrentes em outros lugares. Que tal recriar o movimento giratório deles em miniatura dentro de um potinho para divertir, deslumbrar e ensinar as crianças? É bem simples. Você vai precisar de 3 copos d’água, 1 colher de chá de sabão líquido, 1 colher de chá de vinagre e 1 pote de vidro/plástico com tampa e glitter ou tinta para colorir. Encha o pote até restar um dedo de espaço no topo. Despeja o sabão e o vinagre e se assegure de fechar beeeem a tampa. Basta segurar o potinho em cima e embaixo e chacoalhar por 5 segundos. Deixa em uma mesa e a magia vai acontecer!

Acampamento em casa!

Com a ajuda de cadeiras, lençóis, poltronas e outros elementos que você conseguir encontrar para incrementar seu acampamento. Tirando o fato de que montar a sua tenda personalizada é uma diversão em si, depois vocês podem incluir lanches, contar histórias e fazer outras atividades características.

Telefone sem fio

Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou.

Mímica

Primeiro, é primeiro se dividir em dois grupos. Em alguns pedaços de papel, as equipes devem escrever nomes de filmes, personagens, desenhos animados – o tema é livre. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, o qual não poderá revelar o que está escrito para o restante do grupo. Através de gestos, o restante do grupo deverá tentar adivinhar qual a frase, título de filme ou nome que estiver escrito no papel. Para dar mais emoção é bom estipular um tempo determinado (2 minutos, por exemplo) para o grupo adivinhar. Cada acerto valerá um ponto e a cada rodada, a equipe deverá trocar o participante.

Teatro de fantoches

Não tem fantoches em casa? Melhor ainda! Reúna a família e crie os próprios fantoches com meias coloridas e acessórios, como presilhas de cabelo. É só usar a criatividade. Com os fantoches prontos, é hora de criar histórias ou até mesmo reproduzir alguma história de algum livro que as crianças estejam acostumadas a ouvir.

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Dicas culturais

Dicas Culturais de Férias da Pedra

Leia mais>
Novidades

Pedra da Gávea adota Praça Raoul Wallemberg

Leia mais>
Na mídia

Nutrição na Pedra é destaque no Globo Barra

Leia mais>